Cases iT.4!

Cases de Sucesso IT4!
Soluções Envolvidas:
SonicWall e SharePoint Server

A Usina Eólica Gargaú precisava de uma solução que garantisse uma comunicação segura com seus parceiros para bilhetagem e posterior cobrança da energia produzida. A opção foi uma idéia criativa e inovadora da IT4! que uniu os recursos de duas ferramentas para atingir o objetivo do cliente com excelente custo benefício.

Escolha Segura na Usina Elétrica Gargaú

Escolha Segura!

Investir em geração de energia renovável é a missão do Grupo Ecopart. Assim, em 2010, o grupo inaugurou a usina elétrica do Gargaú, o primeiro parque eólico da região Sudeste do Brasil. “Na área de TI nosso grande desafio era interligar a usina aos órgãos que iriam fazer a tarifação e ter acesso a distância a distância à Gargaú de uma forma segura”, afirma Carlos Pilão Júnior, gerente de TI do Grupo Ecopart.

Localizada no município de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro, a Gargaú Energética possui 17 aerogeradores, com capacidade individual de 1,65 M W. Ao todo, o empreendedorismo tem a capacidade instalada de 28 M W, suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. A usina conta com uma rede de computadores que reúnem dados essenciais sobre a produção diária de energia. Assim, as instituições que precisam ter contrato com a Usina eram a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Ampla e outros operadores.

Qualquer solução adotada não teria precedente, mas a escolha correta garantiria o movimento financeiro e administrativo da nova usina. “Era o primeiro parque de empresa e precisávamos de algo que também pudesse gerenciar a rede, as conexões de VPN, além da segurança”, avalia Pilão.

O executivo já conhecia os produtos e a reputação da SonicWall e com ajuda da integradora IT4! implementou uma plataforma de segurança com dois firewalls de alta disponibilidade da fabricante, no modelo TZ 200, responsável pela bilhetagem da energia produzida.

Desta forma, tanto os parceiros da usina, como os operadores, passaram a contar com um sistema de comunicação seguro sob demanda. Com o firewall, foi possível implementar uma rede virtual privada, que só é estabelecida quando há a necessidade de acesso aos dados corporativos na rede da Gargaú Energética. A empresa também conseguiu promover uma comunicação VPN site a site com matriz do Grupo Ecopart, em São Paulo. “Com as soluções implementadas foi possível integrar a solução de Sharepoint com autenticação integrada entre active directory e as ferramentas SonicWall, fazendo com que o escritório matriz, em São Paulo, conseguisse de forma ágil e eficaz gerar os relatórios com os indicadores de níveis de vento e geração de energia na subestação Santa Clara e no Parque Eólico Gargaú”, aponta Flávio Carneiro, Gestor Comercial da IT4!.

A usina conta ainda com esta subestação em Santa Clara – que fica localizada a cerca de seis quilômetros da Gargaú. Nesta subestação, existem medidores que fazem a mensuração da produção de energia. No local, o acesso à internet só foi possível graças a um link de satélite, o que tornaria o ambiente tecnológico vulnerável a ataques de hackers, ameaças externas, etc. Para manter a conexão com a rede de internet e, ao mesmo tempo, ter segurança na rede, foi implantado um forewall modelo TZ 100 que faz interface com o link de satélite.

Segundo Pilão, durante o processo de construção da usina, as 300 pessoas que trabalhavam na obra utilizavam a rede da companhia. Hoje, com a conclusão dos trabalhos, apenas 10 pessoas internamente usam o sistema, e são os usuários parceiros e um processo automático que trabalham incessantemente na rede. “O tráfego de dados é bem intenso, embora não tenhamos um levantamento preciso em megabytes. Mas são três links de internet e um link de fibra de um mega e mais dois de redundância via satélite que garantem a comunicação web”, explica Pilão. Os investimentos nos equipamentos foram da ordem de R$ 5 mil. “Não custou caro porque escolhemos um produto com custo-benefício bem atraente. Eu já havia trabalhado com a marca e tive uma experiência positiva. O concorrente é bem mais caro, ia encarecer em 60% o projeto”, afirma.

A IT4! foi a responsável pela implementação dos equipamentos e desenvolvimento das aplicações e agora as empresas mantêm um contrato de manutenção. “São eles que monitoram a solução e a rede”, conta Pilão. “Há uma plataforma via web para o gerenciamento. Ela é fornecida por meio de um contrato de serviços GDS (Gerenciamento Dinâmico de Segurança) da IT4! que provê a criação e gestão das políticas de segurança e acesso da forma centralizada e remota, fornece o monitoramento, gerenciamento e suporte para todos os equipamentose soluções implantados na Gargaú Energética e suas filiais”, afirma Flávio Carneiro.

Fonte: http://issuu.com/crn_brasil/docs/328_crn_pdf/65

developed by: © iT.4! technology for your business! - All rights reserved.